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Estrategista Digital

Você sabia que existe alguém por trás daqueles anúncios de lançamentos de produtos, cursos e serviços que aparecem a todo momento quando estamos acessando a internet?

É o estrategista digital, o profissional cada vez mais requisitado e valorizado nesse mercado tão concorrido.

Aqui você vai saber o que é um estrategista digital e vai aprender tudo o que você precisa para se torna um

O Que é um Estrategista Digital?

É o profissional que guia toda a produção de conteúdo, começando pelo planejamento, definindo temas, formato, e canais… 

Tudo que o estrategista digital planeja e executa tem como foco atingir os objetivos de um projeto específico.

Esse profissional geralmente é formado em marketing, comunicação, relações públicas, jornalismo ou áreas correlacionadas.

O estrategista digital trabalha fazendo pesquisa profunda para identificar e compreender as dores da persona e, dessa forma, criar conteúdo assertivo para cada etapa do funil de vendas.

Confira outras habilidades que o estrategista digital pode executar:

  • Define metas de negócios a partir de um contato direto com os clientes.
  • Traça os objetivos do negócio.
  • Define métricas de sucesso.
  • Realiza o planejamento da estratégia para gerar leads.
  • Planeja a estratégia de vendas.
  • Faz o mapeamento dos recursos que vai pesquisar para a execução do projeto .
  • Usa a criatividade para solucionar os problemas.
  • Sabe definir prioridades.
  • Analisa a concorrência para criar campanhas ainda melhores.

Como se Tornar um Estrategista Digital? O que precisa saber?

Todas as ações desse profissional são estratégicas.

Alguns são especialistas em estratégias com pessoas, enquanto outros são especialistas em campanhas de marketing.

Como estrategista digital, é importante ter conhecimento aprofundado em SEO, marketing de atração e outras estratégias que impulsionam qualquer negócio.

Para se tornar um estrategista digital você precisa estar atento às novidades no mercado, estar sempre atualizado nas tendências e fazer pesquisas constantes. 

Como falei, se você deseja se tornar um estrategista digital, precisa dominar técnicas como SEO e marketing de atração.

Isso porque, para trabalhar com estratégia de marketing digital, o profissional precisa estar familiarizado com ferramentas e técnicas de ranqueamento, como palavras-chave, intenção de busca, entre outros.

Funil de Vendas

Funil de vendas é um modelo estratégico no qual você identifica o momento da jornada no qual o seu cliente está.

O funil começa no topo, com a entrada de visitantes e percorre até o fechamento da venda.

São etapas nas quais você irá conduzir o lead, de forma estratégica, por toda a jornada de compra, desde o primeiro contato com o seu negócio, até o pós-venda.

Tráfego Pago 

O tráfego pago é utilizado no marketing digital para trazer visitantes para dentro das páginas de destino, de forma estratégica, através de investimento em anúncios.

É uma maneira eficiente de gerar grandes resultados em pouco tempo.

Copywriting

Copywriting é uma estratégia de produção de texto persuasivo, com foco em conversão.

É uma forma de marketing direto, pois conduz o lead à tomada de ação imediata, através de técnicas como as dos gatilhos mentais.

O estrategista digital utiliza o copywriting em praticamente todas as suas ações, como:

  • Posts de redes sociais
  • E-mail marketing
  • Anúncios
  • Página de vendas
  • Página de captura, etc.

Tráfego Orgânico 

Diferente do tráfego pago, no tráfego orgânico você não precisa investir dinheiro para trazer visitantes para as páginas estratégicas.

Porém, como não utiliza anúncios, as visitas chegam de forma lenta, mas, você consegue gerar engajamento e fidelidade.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é utilizado pelo estrategista digital para criar e entregar conteúdo de valor para o público-alvo, visando construir autoridade no mercado.

O marketing de conteúdo pode ser utilizado em diferentes formatos e canais, como:

  • Posts nas redes sociais
  • Artigos de blog
  • E-Book
  • Infográficos…

E-mail Marketing 

Essa é uma estratégia onde uma marca tem contato direto com o seu cliente, de forma pessoal.

Em uma campanha, o estrategista utiliza ferramentas de disparo de e-mails em massa, para alcançar o máximo de leads possível, para nutrir o potencial cliente com conteúdo relevante e fazer ofertas.

Lançamentos e Perpétuo

Lançamento é uma forma de impulsionar as vendas, através da aplicação de estratégias que deixarão os potenciais clientes aguardando a abertura do carrinho para realizar a compra.

No lançamento, há um limite de tempo para fechar o carrinho, criando senso de urgência nos potenciais clientes.

O lançamento ajuda a empresa a ter um pico de vendas durante aquele período, pois, com essa estratégia, a empresa consegue vender para uma grande quantidade de clientes em um curto período de tempo.

Lançamento perpétuo (ou evergreen) é uma maneira de relançar um produto no mercado, para atrair novos clientes.

Em alguns casos, o lançamento perpétuo tem duração limitada, para que o cliente possa adquirir o produto ou serviço, criando senso de escassez e de urgência.

Outros aspectos importantes para se tornar um estrategista digital

Organização

Para ser um estrategista digital é importante ser uma pessoa organizada, pois, nessa profissão, além das pesquisas, documentos e aplicação de estratégias de marketing digital, você também vai trabalhar com diferentes nichos de mercado, principalmente se você for atuar como freelancer.

Comunicação

Além de organização, um estrategista digital precisa ter boa comunicação, pois, nessa profissão, você vai precisar se comunicar com diferentes públicos, além de gestores e toda a equipe.

A boa comunicação é essencial para conseguir os primeiros clientes ou para ser contratado para exercer a profissão pela primeira vez.

Conclusão

A internet é um campo de conteúdo cada vez mais amplo, onde o usuário encontra praticamente tudo o que quer pesquisar.

Por isso, o que não falta é oportunidade para quem quer se tornar um estrategista digital, tanto através de uma formação universitária quanto através de cursos livres, onde profissionais de qualquer área pode ter acesso ao conhecimento necessário para atuar nessa profissão.

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Categorias: marketing

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