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O Que É Funil De Conteúdo??

Funil de conteúdo é uma ferramenta de marketing digital que vai te ajudar a conduzir o potencial cliente pela jornada de compra.

Inclusive, o Funil de Conteúdo e o Funil de Vendas estão amplamente relacionados, afinal de contas, assim como você precisa montar as estratégias de vendas e funis de vendas, você precisa entender que forma irá se relacionar e conduzir o lead pela jornada de conscientização.

Para aplicar essa ferramenta, você precisa entregar informações relevantes para o seu público.

Com o funil de conteúdo, você consegue atrair o público certo, convertê-lo em cliente e fidelizá-lo.

O funil é dividido em 3 etapas:

  • Topo
  • Meio
  • Fundo

Para que você entenda melhor, antes de saber quais são os conteúdos certos para cada etapa do funil, entenda o que é a jornada de compra.

Jornada De Compra

A jornada de compra é o “caminho” pelo qual o potencial cliente percorre, desde o primeiro contato com a sua marca até o pós-venda.

A jornada possui 4 fases:

1-:Aprendizado E Descoberta

Na primeira fase, o potencial cliente não sabe que possui um problema, nem que você tem a solução.

2-:Reconhecimento

Na segunda fase da jornada, o potencial cliente descobre que possui um problema. Nessa fase, o lead começa a procurar por uma solução.

3-:Consideração

Na terceira fase, o lead já sabe que você tem uma solução para o problema dele e quer saber mais sobre o produto ou serviço que você vende.

4-:Decisão

Na quarta e última fase da jornada de compra, o potencial cliente já decidiu que a sua solução é a melhor do mercado e está aguardando apenas um empurrãozinho para finalizar a compra.

Esse empurrãozinho pode ser um super desconto, um bônus ou qualquer outro incentivo que o faça passar o cartão.

Tipos De Conteúdo Para Cada Etapa Do Funil

Para cada etapa do funil, você vai entregar um conteúdo específico. E é isso que você vai aprender a partir de agora.

Conteúdo Para Topo De Funil

O conteúdo para topo de funil é pensado na atração de leads para dentro dos canais de comunicação.

Você vai nutrir esse lead com informações relevantes sobre o produto ou serviço que você vende.

Nessa etapa, os leads ainda não estão prontos para receber uma oferta, então, entregue bastante conteúdo informativo, para que ele siga para as próximas etapas da jornada de compra.

As pessoas que chegam no topo do funil ainda não sabem nada sobre você ou sobre o produto ou serviço que você vende.

Na verdade, elas nem sabem ainda que possuem um problema ou desejo.

Por isso, evite falar do produto, entregue conteúdo relacionado ao que você vende, mas de uma forma mais abrangente.

O conteúdo do topo precisa ter foco na atração de leads e na divulgação do seu negócio.

Esse é o momento de responder dúvidas, de ajudar seu lead e de mostrar que ele possui um problema e que precisa de uma solução.

Exemplos de conteúdo topo do funil:

  • Informações relacionadas ao seu nicho
  • Novidades
  • Dados de pesquisas

Conteúdo Para Meio De Funil


No meio do funil, o lead já te conhece, já sabe que possui um problema e que você pode ajudá-lo a resolver.

Nessa etapa, você vai entregar conteúdo para criar um relacionamento com o lead,

Você vai educar o potencial cliente para a tomada de decisão, entregando conteúdo mais aprofundado, pois, nessa etapa, o lead já está procurando por uma solução.

Aqui, o lead ainda não está completamente pronto para comprar, por isso, você precisa entregar conteúdo que o faça entender mais sobre o problema ou necessidade que ele possui e como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

Nessa fase, o lead já está buscando saber mais sobre esse tema.

Por isso, você precisa mostrar que é uma autoridade no assunto, para conquistar a confiança dele em você e no produto ou serviço que você vende.

Enquanto o conteúdo topo de funil é mais abrangente, o conteúdo meio de funil precisa ser mais específico, direcionado para pessoas que já sabem que tem um problema e já conhece sobre o assunto e sobre a solução que você oferece.

Nessa fase, também é o momento de começar a nutrir o seu lead com uma sequência de e-mail marketing.

Exemplos de conteúdo meio do funil:

  • Dicas
  • Tutoriais
  • Passo a passo


Conteúdo Para Fundo De Funil


O conteúdo do fundo do funil precisa ser criado com o intuito de encantar o lead e convertê-lo em cliente.

Nessa etapa, você precisa mostrar para o lead que o seu produto ou serviço é a melhor solução do mercado.

Aqui, a intenção é fechar a venda, pois o lead já está pronto para comprar e aguarda só um incentivo.

No fundo do funil, o potencial cliente já conhece bem o seu negócio e o que você vende, já se informou bastante e já está decidido a comprar a solução.

Você precisa entregar conteúdo que encante e gere ainda mais confiança no lead, direcionando-o para a ação.

Exemplo de conteúdo fundo de funil:

  • Reviews
  • Cases de sucesso
  • Depoimentos
  • Benefícios do produto
  • Lives, para quebrar as objeções do lead


Conclusão


Se você quer atrair muitas pessoas para o seu negócio e convertê-las em clientes, trabalhe o funil de conteúdo corretamente.

Trabalhe bem o topo do funil, pois, cerca de 80% do seu conteúdo deve ser de topo de funil, para atrair o máximo de pessoas possível.

Use a estratégia de funil de conteúdo e atraia o máximo e pessoas possível par o seu negócio, aumentando suas chances de vender mais.

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Categorias: marketing

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